O estudo de intolerância alimentar é um exame laboratorial que avalia os níveis de Imunoglobina (IgG) específica frente a 200 alimentos diferentes. No caso de alergia aos alimentos (IgE-Positivo) não existe nenhuma correlação da dosagem IgG dos mesmos. As alergias alimentares são reações clássicas mediadas por Imunoglobinas E. No entanto, as chamadas intolerâncias alimentares, mediadas por IgG são menos conhecidas, apresentam uma manifestação mais tardia e menos evidente que as alergias mediadas por IgE, não sendo diagnosticadas, ou sendo confundidas com outras patologias.

Em muitas ocasiões as pessoas convivem com elas e com todas suas consequências patológicas. Entre 20 a 35% da população sofrem de diferentes manifestações clínicas, associadas com a sensibilidade à distintos alimentos.

Foi demonstrado cientificamente que existe uma melhora notável em uma alta frequência da população quando há a retirada de alimentos que ocasionam níveis de IgG específica acima da normalidade. A melhora é apresentada nas seguintes sintomatologias:

  • Digestivas (Acidez, úlceras e aftas na boca, gastrite, colite, prisão de ventre e diarréia)
  • Respiratórias (Tosse, bronquite e asma)
  • Articulares (Dor e rigidez)
  • Outras (Enxaqueca, fadiga, depressão e retenção de líquidos)

O teste de intolerância alimentar que avalia anticorpos IgG é uma ferramenta de diagnóstico muito útil para todas as alergias alimentares dos tipos II, III e IV. Na alergia de tipo III podem ser formados imunocomplexos antígeno-anticorpo (Ag-Ac) circulantes, que aumentam a pressão oncótica do sangue, provocando retenção de água e, portanto um aumento de peso. Caso um paciente apresente essa patologia, a retirada dos alimentos aos quais ele apresenta sensibilidade resultará na diminuição dos imunocomplexos, assim como a diminuição da pressão oncótica, tendo como consequência a eliminação da água, gerando a perda de peso de forma quase imediata. Além disso, diminuirão os transtornos colaterais como patologias associadas à inflamação, dor ou rigidez nas articulações.

O Teste A200 é destinado ao diagnóstico de Intolerância alimentar e sensibilizações contra alimentos e aditivos alimentares que podem levar a problemas de saúde inespecíficos causando disfunções gastrointestinais, doenças inflamatórias da pele, enxaqueca, síndrome da fadiga crônica, entre outras. Esses sintomas podem ser causados por reações imunes extravagantes que causam um aumento mensurável da concentração de IgG. Verifica vários alimentos, tais como glúten, tomate, trigo, entre outros. Estes são responsáveis pela produção de anticorpos IgG, que podem originar a intolerância e outras doenças. O teste complementa o diagnóstico clínico e, uma vez identificados os alimentos responsáveis pela reação, eles poderão ser retirados da dieta mediante orientação do médico ou nutricionista.

  Sobre o exame

Nome do exame: INTOLERÂNCIA ALIMENTAR (A200)

Prazo de entrega: 23 dias

Jejum: Necessário jejum de 6 horas

  Faça Seu Agendamento

Online: www.solimlab.com.br/agendar-exames.php

Central Atendimento: (79) 3022-8900

Whatsapp: (79) 99135-0216