Como está sua imunidade?

Para proteger o organismo de agentes infecciosos, a imunidade deve estar em equilíbrio, formando uma barreira protetora importante para a manutenção da saúde.

Além de uma rotina saudável, com a prática de atividade física e uma alimentação saudável, é importante avaliarmos como está nossa saúde.

Existem alguns exames básicos, que servem para avaliar o estado geral de saúde e ainda permite que diversos tipos de doenças sejam detectadas precocemente, o que aumenta consideravelmente as chances de sucesso nos tratamentos.

Normalmente, alguns exames de check-up são recomendados pelo médico de acordo com a idade do paciente. No entanto, existe uma lista básica de testes importantes que podem ser realizados em diferentes fases da vida:

-Hemograma:

 É um exame que analisa informações específicas sobre os tipos e quantidades dos componentes no sangue, como:

Glóbulos vermelhos (hemácias);

Glóbulos brancos (leucócitos);

Plaquetas (coagulação sanguínea);

Esse exame serve para confirmar ou indagar um diagnóstico. Também serve para monitorar algum tratamento que está sendo feito pelo paciente ou apenas para verificar se há alguma alteração no organismo do indivíduo.

-Perfil Lipídico:

São avaliações sanguíneas que medem os níveis de açúcar no sangue e o perfil lipídico do paciente, revelando se há ou não risco para problemas como diabetes, aterosclerose, AVC, hipertensão arterial, entre outras doenças.

-Dosagem de hormônios da tireoide:

É um teste sanguíneo que avalia os níveis dos hormônios TSH e T4 livre, que podem indicar a presença de doenças que estão afetando o funcionamento da tireoide, uma glândula que desempenha diversas funções vitais no organismo.

- Exame de urina tipo 1 e urocultura

O exame urina tipo 1, avalia o estado fisiológico do organismo, fornecendo dados importantes sobre o estado geral de saúde, e ainda detecta a presença de problemas renais. Já a urocultura é indicada para a detecção de infecção urinária.

- Vitamina D:

O exame de vitamina D, tem como objetivo verificar a concentração de vitamina D no sangue, já que é uma vitamina essencial para a regulação dos níveis de fósforo e cálcio no sangue, possuindo papel fundamental no metabolismo ósseo, por exemplo.

Esse exame normalmente é solicitado pelo médico para monitorar a terapia de reposição com vitamina D ou quando há sinais e sintomas relacionados à descalcificação óssea, como dor e fraqueza muscular, por exemplo.

-Vitamina C:

O exame de vitamina C, tem como objetivo avaliar a deficiência de vitamina C. O ácido ascórbico (vitamina C) é um cofator enzimático necessário para a formação de colágeno e outras proteínas do tecido conjuntivo. Também facilita a absorção de ferro dietético, estando envolvido em várias outras vias do metabolismo.

Cuide-se e faça seus exames regularmente.

COMPARTILHAR NAS REDES SOCIAIS