Como lidar com à vontade de comer doces?

À vontade de comer doces é comum quando estamos sentindo cansaço físico ou ansiedade: muitas vezes buscamos conforto em uma fatia de bolo, em um chocolate e até mesmo em uma panela inteira de brigadeiro.

Exagerar de vez em quando faz parte. Afinal, somos humanos. Mas quando esses episódios são frequentes e trazem a sensação de total falta de controle, é preciso atenção. Não importa a causa, o excesso de açúcar faz mal à saúde.

Para controlar a compulsão, é necessário buscar equilíbrio físico e emocional. Trabalhar as emoções é essencial para que não interfiram no comportamento alimentar de forma negativa. Pessoas que sofrem de ansiedade ou de estresse em excesso, por exemplo, são sempre mais propícias a se entregarem às tentações do açúcar.

Experimente ficar um dia inteiro sem doces. Como você se sente? Irritado? Ansioso? Os alimentos mais gostosos são os que mais viciam e fazem mal para a saúde. O que muitos não imaginam é que a compulsão por açúcar é algo real, e a ausência do mesmo pode causar irritação, nervosismo ou até mesmo dores de cabeça.


Como controlar?

É importante identificar a deficiência de nutrientes, adequar a dieta e estimular atividades físicas que, como os doces, aumentam a liberação de serotonina e dopamina.


Confira algumas dicas:

- Aumentar o consumo de alimentos ricos em triptofano (aminoácido que ajuda a controlar o estresse), como banana, feijão, lentilha, iogurtes, nozes;

- Consumir fibras na alimentação, como farelo de aveia, chia, granola, linhaça dourada triturada; 

-Sempre comer de três em três horas para não haver o aumento do hormônio do estresse (o cortisol);

- Comer frutas, verduras e legumes variados para tentar garantir o aporte de vitaminas e minerais importantes; 

- Evite comprar doces e estocá-los. Ter guloseimas em casa aumenta a tentação de ingeri-las; 

- Equilíbrio sempre. Está permitido comer um docinho vez ou outra, o que não pode é fazer da exceção uma regra. 

 Fonte: Saúde Plena (https://www.padrao.com.br/br/p/388/compulse-227-o-por-doces--os-prejue-237-zos-para-a-sae-250-de-mental.aspx )


COMPARTILHAR NAS REDES SOCIAIS