Início Anemia Falciforme – por Bárbara Rocha
Artigos Científicos
Publicado em 20/02/2024
Anemia Falciforme – por Bárbara Rocha
A anemia falciforme é uma doença hereditária, cujo gene alterado pode ser transmitido pelo pai ou pela mãe. Sua principal característica é a má formação dos glóbulos vermelhos do sangue.
Anemia Falciforme – por Bárbara Rocha

O que é anemia faciforme?

A anemia falciforme é uma doença hereditária, cujo gene alterado pode ser transmitido pelo pai ou pela mãe. Sua principal característica é a má formação dos glóbulos vermelhos do sangue. 

Nas pessoas que possuem a doença, os glóbulos vermelhos perdem a forma natural, arredondada e elástica, assumindo a aparência de uma foice – origem do nome – ou meia lua. Isso dificulta a passagem do sangue pelos vasos de pequeno calibre, além de prejudicar a circulação de oxigênio pelo corpo.

Quais os sintomas?

Os principais sintomas da anemia falciforme são:

  • Dores fortes nos ossos e articulações (provocada pela falta de oxigenação no sangue);

  • Palidez;

  • Icterícia, causada pela morte rápida dos glóbulos vermelhos e, consequentemente, acúmulo de bilirrubina no corpo;

  • Atraso no crescimento;

  • Tendências a infecções, pelos danos que os glóbulos vermelhos causam ao baço; 

  • Crises intensas de dor abdominal e lombar;

  • Priapismo.

Traço falciforme: o traço falciforme não causa crises dolorosas, mas, em casos raros, as pessoas podem morrer subitamente enquanto fazem exercícios muito extenuantes que causam desidratação intensa. Pessoas com traço falciforme correm mais risco de doença renal crônica e embolia pulmonar. Em casos raros, elas podem observar sangue na urina, também correm o risco de ter uma forma extremamente rara de câncer renal.

Diagnóstico de anemia falciforme

A eletroforese de hemoglobina é o exame laboratorial específico para o diagnóstico da doença, mas a presença da hemoglobina S pode ser detectada pelo teste do pezinho quando a criança nasce.

Tratamento da anemia falciforme

Os portadores precisam de acompanhamento médico constante. Quanto mais cedo começar, melhor será o prognóstico. Apesar de o tratamento não ser específico, em algumas situações pode haver indicação de ações para diminuir as crises.

A doença pode ter cura através do transplante de medula óssea.

Referências Bibliográficas:

Almeida RA, Beretta ALRZ, Anemia Falciforme e abordagem laboratorial: uma breve revisão de literatura. RBAC. 2017;49(2):131-4.

CAMPOS, Mireille. Doença falciforme. Ingoh,2021. Disponível em Acesso em: 27/10/2021. de diagnóstico de Doenças Falciformes. Newslab. 2011; 94: 180-194.

MONTEIRO, A.C.B. et.al. Anemia falciforme, uma doença caracterizada pela alteração no formato das hemácias. Rev. eletr. Saúde em foco/UNISEPE. (Amparo). 2015.

Compartilhar
Outros Posts
Ver Todos

Atendimento
WhatsApp